7 de jan. de 2014

Uma reflexão sobre distúrbios alimentares

Passei horas tentando escrever de uma forma diferente sobre um tema tão explorado, o famoso: distúrbio alimentar. 

A verdade é que aceitar que você esta doente e precisa de ajuda é uma das coisas mais assustadoras na vida de qualquer pessoa. O primeiro passo é pedir ajuda, o segundo é procurar ajuda (Psicoterapia é o tratamento mais recomendado) e com o tempo vai melhorando. 

Você se fortalece e a doença enfraquece, é assim que funciona. 


Dentro da nossa cultura você é bonita quando é magra, com as pernas finas e tem a barriga retinha mas vamos ser sinceros uma boa parte das mulheres brasileiras não tem esse corpo. Nós temos curvas e precisamos aceita-las. 

Eu fico bastante impressionada em como as pessoas são insensíveis. Quem segue a Demi Lovato lá no twitter já deve ter percebido que a cada novo tweet dela, sempre tem uma resposta escrito a palavra "gorda". Para alguém que sofre com uma doença, essa simples palavra pode machucar. Visito muitos sites por ai  e o que eu mais vejo são comentários  com xingamentos. Agora eu pergunto, qual a necessidade disso? O mundo precisa de mais amor e cabe a você  espalha-lo. 


O brasileiro não se preocupa com a alimentação, vive correndo o tempo todo (principalmente quem mora nas grandes cidades) e só se alimenta de coisas gordurosas, mas se alguém fala que você deu uma engordadinha, pronto! Com certeza vai ter muito choro e reclamação. Algumas pessoas entram na academia e acham que por um milagre serão as pessoas mais magras do mundo, fazem qualquer dieta louca para emagrecer. Ter uma vida saudável não é necessariamente ser magro. 

Eu por exemplo nunca fui magra mas também não sou gorda, eu não troco minha pizza por um sanduíche natural, nem minha coca-cola por uma água. E mesmo com tudo isso, eu sou feliz com que eu sou. A Claudia é assim, mas conheço muitas  pessoas que se preocupam muito com isso e mesmo assim se amam. Ai esta a diferença. O verdadeiro problema, o x da questão, o que faz você não ser saudável, não é comer bem ou mal, se preocupar ou não com os kg a mais que você tem, o que faz você ser saudável  é se aceitar como você é.

"Ah ok Claudia, muito legal o que você falou mas não to entendendo a finalidade do texto".

A finalidade do texto, é em primeiro lugar tentar passar para as pessoas um pouquinho de esperança. Se você sofre ou conhece alguém que sofre de algum tipo de transtorno alimentar, procure ajuda. Um terapeuta vai te ajudar e não irá te julgar. 

Meu segundo objetivo é deixar a minha opinião sobre a sociedade e esse tema. 

E a terceiro é relembrar com vocês algumas das celebridades que lutam contra essa doença. Então preparados? Vamos lá ...



1- Demi Lovato


Demi Lovato, tem 21 anos mas sofre com  bulimia desde bem novinha. Ela sofreu bullying na infância e em 2010 foi para uma clinica para tratar seus problemas. Em 2013 estreou sua segunda temporada como jurada do programa The X Factor, lançou seu quarto álbum de estúdio DEMI e também um livro de reflexão clica (Em breve resenha aqui no blog). Em algumas entrevistas Demi conta sobre a sua historia, mas já mandou o recado: Luta contra essa doença todos os dias. 

2- Troian Bellisario

Nossa queridinha Spencer de Pretty Little Liars, contou sobre suas lutas para a revista Seventeen. Segundo suas proprias palavras "Eu era a filha mais nova, a garota perfeita. Meu colégio era intenso e preparava para a faculdade. Então, era tudo sobre agradar meu pai e minha mãe e querer ser perfeita para todos. Eu apenas pensava que se um dia eu expressasse para eles (meus pais) qualquer tristeza ou raiva, ou qualquer coisa que estivesse acontecendo comigo, eles iriam me deserdar. Eu ficava muito triste por estar presa nisso e transformei meu comportamento em auto-destrutivo." Assim como Demi, ela explica que a luta é continua e que as vezes olhando para suas colegas de Pretty Little Liars  acredita que não é boa o suficiente. Não concordamos Troian, você é uma excelente Spencer! haha

3- Kesha

Semana passada Kesha foi internada  na clínica Timberline Knolls, o mesmo lugar que a Demi ficou internada. No comunicado oficial que a cantora publicou no facebook, ela esclareceu " Eu defendo que nós temos que ser nós mesmo e amar a nós mesmos, mas está sendo difícil praticar o que eu prego. Vou ficar afastada pelos proximos 30 dias, procurando tratamento para o meu distúrbio alimentar, para aprender a me amar de novo, do jeito que eu sou." Stay Strong Kesha! ;)

4- Lucy Hale 


Também  do time de Pretty Little Liars, a atriz e cantora Lucy Hale falou sobre seus problemas e sobre ser um exemplo para outras garotas que também sofrem com distúrbios  alimentares. Em entrevista para a revista Company, ela contou  "Eu me sinto pressionada o tempo todo para ter uma certa aparência, então se eu puder aliviar essa pressão de outra pessoa, então ótimo. Você fica na frente da câmera o dia todo, então é claro que alguns dias você acorda e se sente mal, mas nos últimos anos, eu tenho melhorado. Meu corpo é normal e eu não estou tentando provar nada”. Fofa né?

5- Kelly Clarkson


Confesso que quando estava fazendo a pesquisa para esse post fiquei surpresa de saber que a Kelly também passou por isso. Ídola da Demi e de milhares de jovens em todo o mundo ela contou que teve alguns problemas com bulimia quando uma cantora mais magra foi escolhida para o papel em um filme e acrescentou que lutou contra a doença por seis meses. 


6- Anahí




Sim! A queridinha Mia de rebelde lutou (muito) contra distúrbios alimentares, ela quase morreu devido a problemas com a doença e chegou até a perder o cabelo. Hoje ela ajuda em campanhas que auxiliam vitimas da doença.

7- Lady Gaga


A cantora que adora causar confessou que até hoje luta contra a bulimia e anorexia. Segundo ela seus problemas começaram ainda na adolescência, quando tinha apenas 15 anos. 


Como deu para perceber existem muitas pessoas que sofrem desse problema, eu fiz o post sem as definições (técnicas ou na linguagem popular) sobre o transtorno alimentar porque queria dar minha opinião sobre o assunto, mas se você quer ter mais informações esse site é bem legal. Se você conhece alguém ou sofre com essa doença, eu te aconselho a pedir ajuda e buscar por ajuda afinal você é muito amado <3 


Stay Strong

Beijos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©