18 de set. de 2014

10 coisas que eu aprendi com a faculdade.



Oi meus amores ♥
Hoje eu vim falar sobre a profissão mais linda do mundo (eu acho, me deixa). Sim, vim contar um pouquinho o que eu aprendi com a psicologia.
Estou indo para o terceiro ano de faculdade e essas são só algumas  das coisas que eu aprendi. Claro que algumas podem ser aplicada a todos os cursos e outras são próprias da psicologia.

1- Mesmo que você ame o curso você vai ter vontade de desistir em algum momento
Eu amo a psicologia, não consigo ver a Claudia trabalhando com qualquer outra coisa no mundo. Porém tem momentos que da vontade de trancar o curso, por isso é preciso ter força na peruca e aguentar firme porque a recompensa é muito maior no final.

2- 5 anos passam muito rápido, não da para perder tempo
Quando entramos no curso achamos que 4/5 anos é muito tempo, que não vamos aguentar, porém quando o curso vai passando, os semestres vão avançando, você percebe que passa muito rápido e bate até aquele desespero de: será que eu estou aprendendo tudo que eu preciso saber? 

3- Existem pessoas que fazem o curso simplesmente para dizer que 'estão fazendo faculdade'

Aceite esse fato antes que você comece a ficar estressado. Existem pessoas que vão para faculdade mas não tem um objetivo. Então elas vão atrapalhar a aula mesmo, vão fazer perguntas idiotas e irritar todo mundo! mas calma, porque com o tempo muita dessas pessoas desistem.

4- Vai ter pessoas com o diploma na mão que vão ser péssimos profissionais 
Outra situação que temos que aceitar, existem pessoas que vão chegar até o fim do curso e vão ser péssimos profissionais. Fazer o que, é triste porém, uma realidade.

5- Mesmo que você ame ler, vai ter hora que você vai querer jogar "Ciência e Comportamento" ou "A interpretação dos sonhos" pela janela.
É serio gente, na psicologia a gente tem que ler MUITO! O tempo todo, textos infinitos. Aceite isso logo no começo, se você for para área da saúde ou de humanas, vai ter que ler.

6- Ainda existe muito preconceito com a psicologia 
Agora a parte mais especifica da psicologia. Sim! existem muitas pessoas que acham que a psicologia é coisa para louco. Muita gente que não vai querer falar sobre o assunto. Tudo bem, com o tempo você acaba entendendo que é um processo histórico e falta de informação.

7- A vida é uma eterna construção e reconstrução
Também é bem especifico da área. A vida nos muda, crescemos, aprendemos e isso é o mais mágico: o ser humano nunca esta fechado, sempre existem possibilidades. A psicoterapia propõe essa reconstrução do seu eu. ♥

8- Ser mais humana
Acho que é nisso que eu mais mudei. Hoje eu sou uma pessoa totalmente diferente, meu olhar para o mundo é completamente diferente de 2 anos atrás. As pessoas deixaram de ser um desconhecido e passaram a ser um igual. 

9- O seu maior pesadelo não é o vestibular e muito menos o TCC...
Noticia impressionante né? Mas é verdade, chega um momento que você só pensa em: será que eu vou arrumar um emprego e vou ser bom?? Você chega até esquecer do tão terrível tcc, a universidade passa ser o primeiro degrau de uma longa escada.

10- A liberdade existe mas quem escolhe como vai usa-la é você
Na faculdade não existem muitas regras. Se você quiser faltar: fique a vontade. Se quiser ir embora: a porta da rua é serventia da casa. Quer ir beber? Vai. Na faculdade você tem que ser adulto e entender as consequências do seus atos então por mais que de vontade de ir embora é importante lembrar que você esta ali para aprender sobre a profissão que você vai exercer pelos próximos anos. É fácil cair na tentação, difícil mesmo é recuperar a sua nota depois. 




Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. A faculdade passa muito rápido mesmo, tem que aproveitar ao máximo, porque depois dá saudade!
    Adorei a bonequinha da foto do post <333
    Boa sorte na facul, beijinhos :*

    ResponderExcluir
  2. Postagem perfeita. Eu tenho esse medo da faculdade sabe? De não ser uma boa profissional, de não conseguir tirar boas notas e tudo mais, e sim eu penso: "4 anos é muito tempo" mas como você disse: passa rápido.
    Ainda bem que li essa tua postagem antes de encarar a faculdade, porque sinceramente, odeio gente que é adulta e se comporta feito criança de jardim.

    Parabéns novamente pela escrita =)
    Valeu a pena esperar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim tem muitas coisas assim na faculdade. Muitas duvidas e medos, mas no fim vale a pena!
      fico feliz que tenha te ajudado ♥
      Beijos

      Excluir
  3. Olá, Claudia
    Tudo bem?
    Que coisa linda, ótimos tópicos. Vou fazer Fisioterapia! c:
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem e você?
      obrigada!
      Boa sorte na sua jornada ♥
      Beijos

      Excluir
  4. Sobre Psicologia ser a profissão mais linda... Acho que sou suspeita se confirmar. rs Com exceção do primeiro item, eu já pensei/vivenciei todos os outros. Não tenho vontade de desistir do curso, mas tem algumas disciplinas que "ô tentação". rsrs

    Beijooos
    comvistaparavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha melhor profissão ever ♥
      né? tem umas disciplinas que jesus, muito chatas
      Beijos ♥

      Excluir
  5. Oi Clau, tudo bem?

    Minha irmã se forma em psico esse ano, e por mais que teve meeeeeeeeesmo de ter muita força na peruca, ela amou o curso inteiro. É uma profissão que admiro bastante! Eu até já pensei em fazer psicologia ano que vem, mas jornalismo tem mais minha cara.

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que ela gostou! eu também sou louca por psico ♥♥
      awn que bom que gosta ♥ faça aquilo que mais tem haver com você!
      Beijos

      Excluir
  6. O TCC é fichinha perto da procura de um bom emprego. Atualmente o mercado está repleto de profissionais em diversas áreas.
    Adorei a postagem.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade! É até difícil ficar pensando nisso
      Que bom
      Beijos ♥

      Excluir
  7. Os quatro primeiros pontos valem para quase todos os cursos. Fiz um curso que detestava, se tivesse a energia para fazer outro, psicologia seria uma das minhas opções.
    Beijos,
    Sara
    By Sara Morais
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, creio que sim.
      Que pena quem sabe não faz né?
      Psico é vida ♥
      Beijos

      Excluir
  8. Eu quero muito fazer faculdade de psicologia, eu queria muito fazer publicidade, mas na minha cidade não tem, então quero ir para psicologia.
    Beijos
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. awn! espero que você goste
      em breve seremos colegas de profissão ♥
      Beijos

      Excluir
  9. Oi e MEU DEUS! Tenho que mostrar seu post para uma das minhas amigas, o sonho da vida dela simplesmente é cursar psicologia, ela quer seguir no ramo da psico-oncologia e eu também admiro muito o trabalho dos psicólogos, ótima escolha de curso! Sucesso para você Claudia ♥

    Beijos
    http://estanteideal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©