1 de mar. de 2014

Resenha: Divergente - Veronica Roth

Olá Leitores, 
Provavelmente no momento em que vocês estão lendo essas linhas, eu estou em um lugar longe da minha casa e da civilização (sem internet e celular) por isso programei alguns post para o blog ficar atualizado nesse feriado. Sou uma ótima blogueira ;) hahah 
Beijos



Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.


Quero pedir desculpas porque não sei como começar essa resenha direito (nunca sei quando é um livro que eu realmente gostei). Talvez seja a hora de dizer que só estou escrevendo ela agora porque o Augusto esta pedindo o livro dele de volta haha Sorry Augusto! mas enfim chega de blá blá blá e vamos a resenha: 

O livro se passa em uma Chicago do futuro onde para alcançar a "paz", todas as pessoas foram divididas em facções conforme suas virtudes e defeitos. As cincos facções são: Franqueza, Audácia, Amizade, Abnegação e Erudição. Isso é uma tentativa de controle governamental.


A protagonista é a Beatrice, uma garota que cresceu na Abnegação mas nunca soube exatamente onde era o seu lugar. Quando faz seu teste de aptidão ela descobre que é Divergente, mesmo não sabendo exatamente o que isso significa ela tem que manter esse segredo para ficar segura. Após alguns conflitos internos, ela então decidi ir para Audácia onde terá que lidar com muitas coisas que irão mudar sua vida para sempre.

Eu sou uma grande fã de distopias e foi por isso que eu adorei o livro. Assim como Jogos Vorazes temos como personagem principal uma garota ágil, forte e corajosa. Vi muitas pessoas dizendo que os dois livros eram parecidos mas na verdade as semelhanças acabam por ai. Tris é menos madura que Katniss (o que pode ser um ponto positivo), o tempo todos conseguimos perceber que ela tem apenas 16 anos e esta tentando se achar dentro de um mundo caótico.



Apesar de todo o alvoroço em cima desse livro, eu sabia muito pouco sobre a história até começar a ler. Então acabei me surpreendendo ao me deparar com uma história tão bem construída, é o tipo de livro que você não consegue largar até o final, as 500 páginas são devoradas em poucas horas.

A autora conseguiu doçar o romance e os conflitos de uma sociedade controlada. O tempo todo temos ação no livro o que o torna super viciante, os personagens são bem explorados fazendo com que os leitores amem alguns e odeiem outros. 



A personagem Tris luta para conseguir seu espaço e faz isso com bastante sucesso. Uma coisa que chamou bastante a minha atenção é que ela é bastante questionadora e não mede suas próprias palavras, essas foram algumas características que eu adorei.

Eu acredito que esse tipo de livro é muito importante para a minha/(nossa) geração, por isso tenho  vontade de indicar esse livro para todos os meus amigos. O único ponto negativo é que o final é bastante corrido, mas até nisso a autora foi eficiente porque te faz querer ler Insurgente (próximo livro da trilogia) o mais rápido possível.

O livro foi adaptado para o cinema, sua estréia será no dia 17 de Abril aqui no Brasil, por isso coloquei o trailer aqui para vocês assistirem:



Vocês já leram? Querem ler? Gostaram? Querem ver o filme? Comente aqui! :)



Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Oi.
    Eu tenho esse livro e já li. E tenho que admitir que amei cada palavra dele, a história e os personagens! To louca pra ver o filme, porque acho que vai ser incrivel haha. Em breve vou resenhar o livro no blog, dá uma olhada lá:

    www.biblioteque-se.blogspot.com
    xoxo, barbara

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li esse livro mas tenho muuuuuuuuuuuita vontade de ler! Sempre vejo resenhas dele e fico com mais vontade ainda. Adorei a sua resenha, pois tinham coisas nele que eu não entendia sabe? Tipo as facções! hahah
    Um super beijo <3
    docesexpressoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Ellen *-*
      Eu amei o livro e acho que vai gostar também!
      Beijão

      Excluir
  3. Eu não vou ver esse filme enquanto não ler o livro, acho que a história deve ser linda e eu, é obvio, quero ler! Adorei sua resenha.
    Ainda nem li Jogos Vorazes, queria comprar, vou acabar pegando emprestado!
    http://www.diarioruivo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que ler essas duas trilogias! São ótimas Stella, não ve o filme antes de ler porque estraga tudo :(
      Espero que você goste
      beijooos

      Excluir
  4. Ai, eu amo esse livro! Divergente é uma das trilogias distópicas mais bem escritas e surpreendentes que já li. Também adoro essa personalidade da Tris, ela é sensacional!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu amei essa trilogia e estou ansiosa para ver a adaptação no cinema!
    http://poraodaliesel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Cláudia, você sabe realmente como incentivar alguém a ler! =D
    O livro parece ser bem interessante mesmo! Pelo menos o filme vou tentar assistir...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adriano!
      Fico super feliz que tenha gostado da resenha,
      o filme é tão bom quanto o livro! eu amei
      Beijos

      Excluir
    2. Não tem como não gostar do que você escreve! =D
      Fazia tempo que não vinha aqui ler... muita coisa na faculdade tomando meu tempo... kkkk
      Beijos, até mais!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©